teatro combina com política?

Quem sou eu

Somos um grupo humano, de pessoas, que querem fazer do teatro uma maneira de expressão, de conquista da liberdade, de inserção e intervenção na sociedade. Somos contra qualquer intolerancia e autoritarismo. Somos a favor do amor e da mudança do mundo.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Yerma de Federico Lorca sendo apresentada na Terreira da Tribo



Yerma na Terreira da Tribo

Yerma, será apresentada de 1 a 5 de novembro, às 20 horas, na Terreira da Tribo (rua Santos Dumont, 1186), com entrada franca (distribuição de senhas a partir das 19:30 horas). A encenação criada a partir da peça ¨Yerma¨ de Federico García Lorca faz parte do processo pedagógico da Oficina Para Formação de Atores da Escola de Teatro Popular da Terreira da Tribo. “Yerma” integra a Mostra Ói Nóis Aqui Traveiz: Jogos de Aprendizagem – 2010. A Mostra participa do Projeto Teatro Como Laboratório Para Imaginação Social que tem o patrocínio do Instituto Votorantim. Ói Nóis Aqui Traveiz: Jogos de Aprendizagem é uma mostra das encenações teatrais criadas nesse ano nas oficinas da Escola de Teatro Popular da Terreira da Tribo.

Yerma foi escrita em 1934 e apresentada pela primeira vez no mesmo ano. É uma obra popular de caráter trágico, ambientada em Andaluzia, no início do século XX. Conta a história de um casal que segue, segundo as tradições de sua comunidade, as prescrições cotidianas do casamento – o homem empenha-se no trabalho junto ao gado e no cuidado com a terra, a mulher cuida da casa e do bem-estar do marido. Yerma deseja, como única condição de felicidade, ter um filho; no entanto, o tempo passa, a gravidez não vem e o desejo de outrora vai dando lugar à frustração. Mais do que a questão da esterilidade ou da maternidade frustrada, o que está superiormente expresso em termos poéticos e simbólicos em Yerma é a tragédia de todos os que não conseguem realizar a sua plenitude vital ou que vêem definhar o seu potencial criativo, em razão da ignorância, do preconceito, da repressão ou das forças desencontradas do destino. O autor Federico García Lorca (1898-1936) nasceu na região de Granada, na Espanha, e levou para sua poesia muito da paisagem e dos costumes de sua terra natal. Lorca é considerado um dos mais importantes escritores modernos de língua espanhola. Por meio de sua poesia identificou-se com os mouros, os judeus, os negros e os ciganos, alvos de perseguições ao longo da História de sua região. Em 1920 estreou no teatro com a peça “O Malefício da Mariposa”. Em 1931, criou a “La Barraca”, companhia teatral ambulante que percorria as aldeias de todo o país encenando autores clássicos espanhóis como Lope de Vega e Cervantes. Tornou-se um grande dramaturgo e criou peças que ficaram conhecidas no mundo inteiro. Entre suas obras mais encenadas estão “Bodas de Sangue”, “Yerma” e “A Casa de Bernarda Alba”. Jamais deixou de manifestar aversão ao fascismo. Em 1936, ano da eclosão da Guerra Civil Espanhola, García Lorca foi preso. Fuzilado por militantes franquistas, tornou-se símbolo da vítima dos regimes autoritários.

A adaptação da peça ´Yerma´, de García Lorca, foi realizada pelos oficinandos da Formação de Atores da Escola de Teatro Popular da Terreira da Tribo com coordenação de Tânia Farias, Paulo Flores e Clélio Cardoso. No elenco de ¨Yerma¨ estão os oficinandos Anelise Vargas , Eduardo Cardoso, Aline Ferraz, Roberto Corbo, Raquel Zepka , Caroline Vetori , Letícia Virtuoso e Sandra Steil . A operação de luz é de Geison Burgedurf e a operação de som é de Camila Afonso de Almeida.

Um comentário:

  1. Ai rapasiada do Parque na Norte. Olhá so estamos em fase e produção do nosso Blog da Oficina de Teatro Popular da Restinga, dentro do Projeto Teatro como Instrumento de Discusão Social. Da Tribo dfe Atuadores Ói Noís Aqui Traveiz.
    D um Bico Lá: teatronarestinga.wordpress.com

    ResponderExcluir