teatro combina com política?

Quem sou eu

Somos um grupo humano, de pessoas, que querem fazer do teatro uma maneira de expressão, de conquista da liberdade, de inserção e intervenção na sociedade. Somos contra qualquer intolerancia e autoritarismo. Somos a favor do amor e da mudança do mundo.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

apresentação na TERREIRA DA TRIBO DE 20 A 25 DE AGOSTO DA PEÇA "WOYZECK"

Woyzeck na Terreira da Tribo

O ¨Exercício Cênico: Woyzeck¨ será apresentando de 20 a 25 de agosto, às 20 horas, na Terreira da Tribo (rua Santos Dumont, 1186), com entrada franca (distribuição de senhas a partir das 19:30 horas). A encenação criada a partir da peça ¨Woyzeck¨ de Georg Büchner faz parte do processo pedagógico da Oficina Para Formação de Atores da Escola de Teatro da Terreira da Tribo. O ¨Exercício Cênico: Woyzeck¨ abre a Mostra Ói Nóis Aqui Traveiz: Jogos de Aprendizagem – 2010. A Mostra faz parte do Projeto Teatro Laboratório Para Imaginação Social que tem o patrocínio do Instituto Votorantim. Ói Nóis Aqui Traveiz: Jogos de Aprendizagem é uma mostra das encenações teatrais criadas nesse ano nas oficinas da Escola de Teatro Popular da Terreira da Tribo.

Georg Büchner (1813-1837) foi o precursor do teatro dialético e do teatro da crueldade. Escrita na agitada década de trinta do século dezenove, Woyzeck revela um universo de torturados personagens que vivem num tempo paradoxalmente histórico e absurdo. Woyzeck é uma peça que se considera inacabada; publicada e encenada postumamente, e dita “um fragmento”. Na peça, Woyzeck, um pobre soldado, submisso, que tem uma mulher, Marie, a quem ama e com quem tem um filho, está sendo submetido por um Médico a uma experiência científica: há três meses recebe para comer apenas ervilhas. O protagonista, enfraquecido, é submetido a toda sorte de humilhações, enquanto Marie, revoltada com a sua pobreza, trai o marido com um militar. Woyzeck, impotente para matar o rival, mata a amada. A trama é extremamente simples, mas o peso e o significado do trágico crescem a cada momento, investigados com o corajoso bisturi de um poeta genial debruçado na implacável tarefa de pesquisar o terror cotidiano de um pobre soldado, vítima da sociedade civil e militar, que o transforma em um ser passivo e oprimido. Em Woyzeck, Büchner transforma o povo em protagonista e materializa sua problemática, utilizando a aparente narrativa de um trágico crime passional cometido por um indivíduo psiquicamente desequilibrado numa contundente denúncia da injustiça e do caráter desumano e opressor de um sistema social.

A adaptação da peça Woyzeck, de Georg Büchner, foi realizada pelos oficinandos da Formação de Atores da Escola de Teatro Popular da Terreira da Tribo com coordenação de Tânia Farias, Paulo Flores e Clélio Cardoso. No elenco do ¨Exercício Cênico: Woyzeck¨ estão os oficinandos Pascal Berten, Paola Mallmann, André de Jesus, Geison Burgedurf, Gustavo Machado de Araújo, Jones Fabiano Sant´Anna, Sônia Guasque, Camila Afonso de Almeida, Cléber Vinícius dos Santos e a participação especial do atuador Eugênio Barboza. A operação de luz é de Letícia Virtuoso e a operação de som de Carol Vetori.

Contatos:
Paula Carvalho[/b]
paula.terreira@gmail.com
(51) 8417 93 10

Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz
oinois@terra.com.br
(51) 3286 57 20 / 9999 45 70

Nenhum comentário:

Postar um comentário