teatro combina com política?

Quem sou eu

Somos um grupo humano, de pessoas, que querem fazer do teatro uma maneira de expressão, de conquista da liberdade, de inserção e intervenção na sociedade. Somos contra qualquer intolerancia e autoritarismo. Somos a favor do amor e da mudança do mundo.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

ÓI NÓIS AQUI TRAVEIZ EM TURNÊ PELO PAÍS.




Pela primeira vez o Teatro de Rua recebeu o grande prêmio do teatro gaúcho: o Açorianos de Melhor Espetáculo foi para O Amargo Santo da Purificação, criação coletiva da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz. O espetáculo ainda recebeu os prêmios de melhor produção,melhor figurino, melhor atriz para Tânia Farias e melhor trilha musical para Johann Alex de Souza. A trajetória de trinta e dois anos do Ói Nóis Aqui Traveiz está sendo comemorada com apresentações do espetáculo por todo país. Nos meses de março e abril a encenação que conta a história do revolucionário Carlos Marighella percorreu treze cidades dos estados do sul e do sudeste (Santa Catarina,Paraná, São Paulo e Minas Gerais) dentro do Programa BR de Cultura.

Agora a Tribo começou a sua participação no Palco Giratório do SESC apresentando o espetáculo com grande sucesso em Fortaleza, Quixeramobim e Iguatu. As próximas apresentações serão em Juazeiro do Norte, dia 7 de maio, em Nova Olinda, dia 8 de maio, em São Lourenço da Mata, dia 10 de maio, no Recife, dia 11 de maio, e em Cuiabá no dia 18 de maio. Em junho o espetáculo percorrerá assentamentos rurais no interior do Rio Grande do Sul, para no final de julho começar a segunda etapa de viagens pelo Palco Giratório realizando apresentações em Brasília, São Paulo, Petrolina, Campo Grande, Porto Velho, Jaraguá do Sul, Joinville, Florianópolis, Rio de Janeiro, João Pessoa, Campina Grande, Feira de Santana, Salvador, Juazeiro do Norte, Crato, Criciúma, Lages e Rio do Sul.

O Amargo Santo da Purificação é uma visão alegórica e barroca da vida, paixão e morte do revolucionário Carlos Marighella. A encenação coletiva para Teatro de Rua conta a história de um herói popular que os setores dominantes tentaram banir da cena nacional durante décadas. Na seqüência de cenas o público assiste momentos importantes desta trajetória: origens na Bahia, juventude, poesia, ditadura do Estado Novo, resistência, prisão, Democracia, Constituinte, clandestinidade, Ditadura Militar, luta armada, morte em emboscada e o resgate histórico, buscando um retrato humano do que foi o Brasil no século XX.

A dramaturgia elaborada pela Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz parte dos poemas escritos por Carlos Marighella que transformados em canções são o fio condutor da narrativa. Utilizando a plasticidade das máscaras, de elementos da cultura afro-brasileira e figurinos com fortes signos, a encenação cria uma fusão do ritual com o teatro dança. Através de uma estética ‘glauberiana’, o Ói Nóis Aqui Traveiz traz para as ruas das cidades uma abordagem épica das aspirações de liberdade e justiça do povo brasileiro.

Em 2010 a Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz tem outra jornada a percorrer, mas em Porto Alegre: trata-se da construção da sede definitiva do grupo. Em março de 2008, a Tribo conquistou junto ao poder público municipal o terreno na rua João Alfredo, 709. Agora a luta segue para a construção do local. O projeto prevê, além do espaço para pesquisa teatral, salas de aula, centro de referência do teatro popular com biblioteca e videoteca, sala de exposição e projeção e um local para o acervo da Terreira da Tribo. Foram aprovadas emendas parlamentares destinando recursos para a construção. Neste momento a Prefeitura Municipal encaminha o projeto de construção para efetivar convênio com o Ministério da Cultura.


Contatos:

Roberto Corbo.
atuadorbeto@gmail.com
(51)91562473

Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz.
oinois@terra.com.br
www.oinoisaquitraveiz.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário