teatro combina com política?

Quem sou eu

Somos um grupo humano, de pessoas, que querem fazer do teatro uma maneira de expressão, de conquista da liberdade, de inserção e intervenção na sociedade. Somos contra qualquer intolerancia e autoritarismo. Somos a favor do amor e da mudança do mundo.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

FESTIVAL DE TEATRO POPULAR EM PORTO ALEGRE

Deixar um comentário »

FESTIVAL DE TEATRO POPULAR – JOGOS DE APRENDIZAGEM

De 5 a 11 de julho acontecerá em Porto Alegre o Festival de Teatro Popular – Jogos de Aprendizagem com espetáculos, mostra de processos de criação, demonstrações de trabalho, oficinas e debates. O Festival tem dois eixos principais: focar a atividade teatral que vem sendo desenvolvida nos bairros populares da cidade e contribuir para a discussão sobre a formação do ator nos seus princípios estéticos e éticos. O Festival será realizado em diversos espaços da cidade – Teatro de Câmara Tulio Piva, Teatro Renascença, Usina do Gasômetro, Terreira da Tribo, Centro Cultural Esportivo Ferroviário/Ferrinho no bairro Humaitá, Associação de Moradores Núcleo Esperança I no bairro Restinga e Largo Glênio Peres. Toda programação é gratuita e aberta ao público em geral. O Festival de Teatro Popular – Jogos de Aprendizagem é uma realização da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz e Secretaria Municipal da Cultura com o patrocínio da Caixa Econômica Federal.
O Festival de Teatro Popular – Jogos de Aprendizagem é fruto do trabalho que a Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz desenvolve em diferentes bairros de Porto Alegre. Desde 2004 acontece a Mostra Ói Nóis Aqui Traveiz: Jogos de Aprendizagem resultado do processo pedagógico colocado em prática pela Escola de Teatro Popular da Terreira da Tribo. O batismo Jogos de Aprendizagem do Festival provém de um conceito da teoria da Peça Didática de Brecht. Ao traduzir o termo Lehrstück para o inglês, Brecht usou a denominação learning play, ou seja, jogo de aprendizagem. O acento na atitude ativa do aprendiz é acentuado, em detrimento do ensinamento catequético, ou da lição a ser aprendida. Podemos aproximar a teoria da Peça Didática aos preceitos pedagógicos mais radicais como aqueles de Paulo Freire e Vygotski.
Para coroar a transformação da Mostra em Festival de Teatro Popular estarão em Porto Alegre dois grupos que são referencias latino-americanas na formação do ator – o Yuyachkani, o coletivo teatral mais importante do Peru, e o Lume de Campinas com o seu trabalho de Antropologia Teatral. Estão na programação do Festival os espetáculos “Adios Ayacucho” e “Rosa Cuchillo, apresentando a proposta de teatro popular do Yuyachkani, “Shi-Zen – 7 Cuias” do Lume, “O Amargo Santo da Purificação” do Ói Nóis Aqui Traveiz, “Agora e na Hora de nossa Hora”, “Eldorado” e “Uma Estória Abensonhada” de Eduardo Okamoto de Campinas, “Memorial de Silêncios e Margaridas” do Coletivo Teatro da Margem e atuação de Narciso Telles de Uberlândia, “A Decisão” do grupo Trilho do bairro Humaitá e “Inflexiveis Ligações” do grupo Bacantes do bairro Parque dos Maias. Durante todos os dias do Festival serão mostrados os processos de criação das Oficinas da Escola de Teatro Popular da Terreira da Tribo e do Grupo Experimental de Teatro da Secretaria Municipal da Cultura. Também serão realizadas as demonstrações de trabalho “A Rebelião dos Objetos” com a atriz Ana Correa do Yuyachkani e “Processos de Criação” com o ator Eduardo Okamoto, que também ministrarão oficinas durante a semana do Festival. Ainda acontecerá o Painel “Teatro Como Jogo de Aprendizagem” reunindo diretores, atores e pesquisadores participantes do Festival, contando com a presença do crítico Jorge Arias do Jornal La República de Montevidéu. A Programação prevê ainda o lançamento da edição número oito da ´Cavalo Louco´ Revista de Teatro da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz e do livro “Hora de Nossa Hora” de Eduardo Okamoto.

fonte: http://www.fotolog.com.br/oinois

quinta-feira, 24 de junho de 2010

há coisas acontecendo durante a copa do mundo que são bem importantes...

Frente Nacional em Defesa da Titulação e Sustentabilidade dos Quilombos
Realizou-se ontem a segunda assembléia popular dos movimentos sociais e organizações que integram a Frente Nacional em Defesa da Titulação e Sustentabilidade dos Quilombos, constituída por quilombolas, entidades e organizações do movimento negro. Uma das deliberações foi de organizar uma caravana para integrar a frente nacional que realizará uma manifestação em Brasília no dia 30 de junho.

Segundo os quilombolas, a aprovação do novo estatuto racial retira direitos básicos de existência conquistados nos últimos vinte anos. Além da ação de incostitucionalidade ADI-3239 do DEM, visa desconstruir o decreto 4887/2003, que trata da regulamentação dos processos de demarcação e regularização fundiária dos territórios quilombolas, que está na iminência de ser julgada no STF. Para os quilombolas, essa é mais uma tentativa de apagar a história dos escravos e de seus descendentes.

Eles pretendem realizar manifestações para que o presidente Lula vete o Estatuto Racial aprovado no congresso em Brasília.

Na próxima sexta feira acontecerá uma nova assembléia no Quilombo dos Silva.

Reportagem e fotos Sérgio Valentim

www.coletivocatarse.blogspot.com

terça-feira, 22 de junho de 2010

quando se fala de movimento social neste país....

Dilma rechaça tolerância com ações ilegais do MST
22 de junho de 2010 | 17h 12
Leia a notícia
5EmailImprimirTwitterFacebookDeliciousDiggNewsvineLinkedInLiveRedditTexto - + JOÃO DOMINGOS - Agência Estado
A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, afirmou hoje, numa entrevista à Rádio Educadora Jovem Pan, de Uberlândia (MG), que não vai tolerar ações ilegais do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ou de outros movimentos sociais. "Ninguém que governe um País, um Estado ou um município pode ser complacente com a ilegalidade. Invasão de terras, de centro de pesquisa, de prédios públicos é ilegalidade. E ilegalidade não é permitida", afirmou.



Dilma acrescentou que, no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, houve uma valorização muito grande da agricultura familiar, que, segundo ela, é responsável por 40% da produção agrícola do País. Dilma afirmou que o governo tem uma linha de crédito para a venda de 60 mil tratores pequenos e que 25 mil já estão nas mãos dos agricultores. A candidata ainda elogiou o agronegócio, segundo ela, "responsável por uma agricultura de alta qualidade, produtiva, que gera riqueza para o País".


A candidata afirmou que vai se aconselhar com o presidente Lula toda vez que for necessário e que ele, certamente, terá influência em seu governo, embora não acredite que queira ser ministro. Ela também anunciou um plano de combate ao tráfico e consumo de crack.

sábado, 19 de junho de 2010

Antonin Artaud: o teatro e seu duplo




Antoine Marie Joseph Artaud, conhecido como Antonin Artaud (Marselha, 4 de setembro de 1896 — Ivry - sur-Seine, Paris em 4 de março de 1948) foi um poeta, ator, escritor, dramaturgo, roteirista e diretor de teatro francês de aspirações anarquistas. Ligado fortemente ao surrealismo, foi expulso do movimento por ser contrário a filiação ao partido comunista. Sua obra O Teatro e seu Duplo é um dos principais escritos sobre a arte do teatro no século XX, referência de grandes diretores como Peter Brook, Jerzy Grotowski e Eugenio Barba. Seus restos mortais se encontram no Cimetiere de Marseille, França.



Abaixo espaço para obter O teatro e seu duplo, de Artaud
http://bibliotecanomade.blogspot.com/2009/09/arquivo-para-download-o-teatro-e-seu.html

domingo, 13 de junho de 2010

teatro combina com política



Sobre Teatro e Política
Sexta-feira, Maio 02, 2008

Teatro e Política

Relatório do Encontro e Debate em torno do tema: “Teatro e Política”

Grupo EncenAção de Teatro do Oprimido.
Local: Casa do Teatro do Oprimido
Data: 01/03/2008



Antes de Procurar entender o que é Teatro e o seu papel político na sociedade, faz-se necessário a compreensão do que é “Política”.

Baseando-se no texto de Sérgio Vaz Alkmim, “O que é política?”, pode-se concluir que a política é toda e qualquer ação e atitude que Ser Humano possa vir a realizar em seu meio coletivo. Nossas ações são fundamentadas em princípios ideológicos, mesmo quando não temos consciência de tal fato. A própria omissão diante as determinadas circunstâncias da vida coletiva é resultado de uma opção política. Portanto, devemos ter consciência do peso e das conseqüências que nossas ações refletirão.

O Teatro é Político. Augusto Boal, em seu livro “Teatro do Oprimido e Outras poéticas Políticas”, relata que a principio o teatro era algo do povo, feito pelo povo. Porem, no decorrer da história, com o surgimento da aristocracia, as divisões sociais e econômicas que foram emergindo, o Teatro passa de algo “comunitário”, para se tornar propriedade privada, onde poucos atuava e as demais pessoas era apenas espectadores, assim como acontecem com as relações político-sociais, até hoje.

O Teatro, como afirma Augusto Boal, é arma muito eficiente, e pode ser utilizada tanto à favor da busca de uma sociedade mais justa e democrática, quanto para a manipulação, propagação do “conformismo social” e até mesmo como simples “produto de consumo.” Contudo, é através desta arma – o Teatro – que pretendemos desenvolver nosso papel político, dentro de uma perspectiva contra-hegemônica.

Mariana Montagnini Cardoso

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Palestra sobre a questão do negro no Rio Grande do Sul, no Quilombo do Sopapo

O Negro no RS

Neste próximo sábado, dia 12 de junho às 15h, estaremos recebendo no Quilombo do Sopapo o historiador Mário José Maestri Filho. O professor Mário Maestri tem trabalhado principalmente com os temas: história do Brasil e do Rio Grande do Sul; história da escravidão no Brasil e no Rio Grande do Sul e história da colonização italiana no Rio Grande do Sul.

Mário Maestri atualmente leciona na Universidade de Passo Fundo e também coordena a Coleção Malungo, da UPF Editora, dedicada à publicação de trabalhos acadêmicos sobre a escravidão colonial. Juntamente com a palestra de Mário Maestri estaremos recebendo uma doação de livros, para nossa biblioteca comunitária, da Associação dos Amigos do Historiador Luiz Roberto Lopez e é esta Associação que está possibilitando a palestra.

QUILOMBO DO SOPAPO convida:

Para: palestra com o historiador Mário Maestri
Tema: O Negro no Rio Grande do Sul
Quando: 12 de junho de 2010, sábado
Horário: 15h
Onde: Av. Capivari, 602, Bairro Cristal - Quilombo do Sopapo
Telefones: 51 - 33986788 e 33980602

Visite nossos blogs www.quilombodosopapo.blogspot.com , www.projetoimagensfaladas.wordpress.com e www.produtoracvp.blogspot.com .



Leandro Anton
Coordenador do Quilombo do Sopapo
Conselheiro Municipal de Cultura pela Região Cristal
(51)3398-6788 e (51)92149358
www.quilombodosopapo.blogspot.com
www.projetoimagensfaladas.wordpress.com
www.produtoracvp.blogspot.com


*****************************************************
Outros contatos:
Gtalk: lantonarq@gmail.com
Skype: lantonpoa1
Msn: lantonarq@hotmail.com


Por Mario Maestri
Mário José Maestri Filho possui graduação em Ciências Históricas Université Catholique de Louvain (1977), mestrado em Ciências Históricas UCL (1977) e doutorado em Ciências Históricas UCL (1980). Atualmente é professor titular do Programa de PósGraduação da Universidade de Passo Fundo. Realizou estágio de pósdoutoramento na Bélgica e semestre sabático em Portugal. Tem experiência na área de história social, história e literatura, história e arquitetura, com ênfase em História do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: história do Brasil, história do Rio Grande do Sul, história da escravidão no Brasil, história da escravidão no Rio Grande do Sul; história da colonização italiana no Rio Grande do Sul. Coordena a coleção Malungo, da UPF Editora, dedicada à publicação de trabalhos acadêmicos sobre a escravidão colonial.(Texto informado pelo autor)
Dia 12 de junho 15h
Local: Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo
Av. Capivari 602 Bairro Cristal
Fone:33986788/33980602 E-mail: quilombodosopapo@gmail.com
quilombodosopapo.blogspot.com

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Teatro em Porto Alegre

PROGRAMAÇÃO DE TEATRO E DANÇA
Coordenação de Artes Cênicas
Secretaria Municipal da Cultura
Av. Érico Veríssimo, 307 - bairro Menino Deus
(51) 3289-8061 / (51) 3289-8062 / (51) 3289-8064

TEATRO RENASCENÇA

Av. Érico Veríssimo, 307 - bairro Menino Deus
(51) 3289-8066 / (51) 3289-8067

5 e 6 de junho – sab e dom às 16h – ÓPERA MONSTRA Teatro Infantil

Para salvar o castelo de sua família, a condessa-vampira Valéria Dracul terá que aceitar casar-se com o detestável Dom Skelector, uma ex-múmia em avançado estado de decomposição, que tem fortuna e que vem visitá-la acompanhado de seu criado-criatura, o jovem Franky, de quem cuida desde pequeno. O projeto pretende desmitificar o horror, sem desvelar o seu saudável caráter misterioso. Assim, o texto trabalha, em suas variadas nuances e contrapontos, o medo e a desmitificação de tabus e lendas que aterrorizam crianças de todas as idades.


SALA ÁLVARO MOREYRA
Av. Érico Veríssimo, 307 - bairro Menino Deus
(51) 3289-8066 / (51) 3289-8067

4 de junho – 6ª às 20h – A HISTÓRIA DA TIGRESA Teatro

ENTRADA FRANCA

Texto de Dario Filho. Direção de Arlete Cunha.

Com o ator Anderson Balhero.

5 e 6 de junho – sab e dom às 16h – O HIPNOTIZADOR DE JACARÉS Teatro Infantil

No palco, os três palhaços se preparam para hipnotizar um perigoso jacaré-do-papo-amarelo, trancafiado dentro de uma caixa de madeira cheia de furos e correntes. Antes de realizarem a inusitada hipnose, muitas peripécias e confusões acontecem.

5 e 6 de junho – sab e dom às 20h – O OSSO DE MOR LAM Teatro

Esta é a primeira montagem do grupo para um texto de autor africano, o senegalês Birago Diop. A peça foi encenada em 1979 no Festival de Avignon por Peter Brook. Assim como em Hamlet Sincrético e Antígona Br (trabalhos anteriores do grupo) é retratada a aproximação entre a Europa e a África, com Osso de Mor Lam é feito o caminho inverso, tornando mais ocidental e mais brasileiro uma narrativa originalmente africana. A montagem evolui a partir da apropriação e releitura do original, buscando componentes que situam a obra num contexto sugestivamente brasileiro.

8 de junho – 3ª às 20h – ANTES DO CAFÉ

Teatro – Projeto Teatro Aberto – ENTRADA FRANCA (distribuição de senhas a partir das 19h)

Utilizando-se de linguagem realista o espetáculo retrata o cotidiano de Maria de Fátima preparando o café da manhã para si e seu marido. Porém, uma nova constatação vai alterar esta rotina e mudar para sempre o rumo de suas vidas.

9 e 10 de junho – 4ª e 5ª às 21h – MONSTRAS S.A. Teatro

Dois grandes comediantes gaúchos reunidos para homenagear as grandes DIVAS da música clássica e internacional: Amy Winehouse, Edith Piaf, Susan Boyle, Marianne Faithfull, Maria Callas, o clássico dueto da Broadway “O Fantasma da Ópera”, entre outros sucessos! A platéia conhece um pouco da vida de cada uma recheado com comentários ácidos e irreverentes de João Carlos Castanha.

TEATRO DE CÂMARA TÚLIO PIVA
Rua da República, 575 - bairro Cidade Baixa
(51) 3289-8093 / (51) 3289-8094

4 de junho - 6ª às 21h – BATIDA DE RUA E AMIGOS Dança

Utilizando os diversos estilos e técnicas da Dança de Rua, a coreografia mostra a transformação do gesto cotidiano e natural do indivíduo em movimento expressivo através da dança, buscando inspiração no turbulento e agitado cotidiano das pessoas, com um olhar social, espontâneo, natural e poético. O cotidiano real funde-se com o imaginário artístico.



9 de junho - 4ª às 20h – RODA GIGANTE Teatro

Projeto Novas Caras - ENTRADA FRANCA (distribuição de senhas a partir das 19h)

Uma teatro-novela brasileira. As relações de poder. A luta pela ascensão social. Vilões e mocinhos. Grandes segredos revelados. As tramas clássicas das telenovelas transferidas para o palco. A cada apresentação, novos conflitos e finais diferentes. Romances e desilusões fazem parte desta Roda Gigante.

http://www.portoalegre.rs.gov.br/cultura
http://www.twitter.com/maisteatro
http://maisteatro.blogspot.com